As pataniscas consistem em pedaços de bacalhau desfiado, ou em lascas, envolvidos diretamente num polme — uma massa feita de farinha e líquido, geralmente água ou leite, e, por vezes, ovos. Este preparado é temperado com sal, pimenta, salsa e, em algumas regiões, cebola. Depois, a mistura é frita em pequenas porções, formando peças com formatos irregulares, que devem ficar fofas por dentro e crocantes por fora.
Embora seja fácil de descrever, acertar na receita implica “ter mão” e muita prática, sobretudo para atingir o ponto de fritura ideal. Se adora este petisco e ainda não consegue obter o resultado que gostaria, pode sempre passar pelo Festival da Patanisca PatiEscuta, em Cantanhede. Organizada pelo Agrupamento 382 de Escuteiros, a quinta edição terá lugar já no próximo sábado, 8 de novembro, a partir das 19h30, no Mercado Municipal.
Este festival vai muito além da simples prova de pataniscas — especialidade típica da região —, assumindo-se como um ponto de encontro comunitário onde dezenas de voluntários, parceiros e patrocinadores se unem para promover os valores de solidariedade, serviço e amizade que caracterizam o escutismo. Como refere a organização, “mobiliza pessoas e reforça vínculos sociais”, sendo um reflexo do espírito coletivo.
A iniciativa arranca com um jantar-convívio, cujo menu inclui sopa, bebidas e, claro, as indissociáveis pataniscas, por 10€ (com tudo incluído). As receitas obtidas revertem integralmente para as atividades e projetos do agrupamento, apoiando o desenvolvimento de iniciativas essenciais para os jovens locais.
A vertente lúdica tem também lugar de destaque, com a dupla Mano a Mano a assumir a animação musical, oferecendo uma noite animada e festiva que complementa a essência do festival, apoiado pela Associação de Pais dos Escuteiros de Cantanhede, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
Outra novidade deste ano é o concurso “A Minha Patanisca é Melhor que a Tua”, uma competição que incentiva a participação de particulares, coletividades e estabelecimentos do concelho, colocando à prova talento e criatividade numa saudável disputa culinária.
Ao longo dos anos, o Festival da Patanisca tem ganho reputação como símbolo de vitalidade associativa em Cantanhede, tornando-se num espaço de convívio intergeracional e numa celebração que traduz de forma genuína o espírito escutista.

LET'S ROCK







