Caracteriza-se como um restaurante com influências da Beira e de Trás-os-Montes. O Cordel, em Coimbra, tem uma carta dá destaque à comida tradicional portuguesa, com produtos regionais. Situado num edifício antigo da cidade, junto ao Convento São Francisco, tem um terraço com vista panorâmica, uma sala mais intimista e ainda um espaço para grupos.
A cozinha de autor, aos comandos do chef Paulo Queirós, “remete para o quente dos pratos da nossa avó com um gosto contemporâneo”, garante. Tem, por isso, vindo a conquistar quem é da zona e quem chega de fora para provar os sabores ali servidos. Com a aproximação do Dia dos Namorados, o Cordel quer celebrar a data e, para isso, criar algumas propostas especiais.
Para a noite de 14 de fevereiro, sexta-feira, o restaurante preparou um menu romântico, que começa com um aveludado de alho francês com amêndoa tostada. Segue-se um mil folhas de bacalhau com camarão e naco de vitela com pimenta verde. Para terminar, será servido chocolate e frutos vermelhos.
O menu tem um valor de 42,50€ por pessoa, com bebidas incluídas e harmonização de vinhos com seleção da casa. A reserva é obrigatória, através do número 910822721 ou reservas@nullcordel.pt.
Se quiser fugir ao típico jantar, o restaurante propõe tornar o Dia dos Namorados mais doce com uma degustação especial de três doces locais: pudim das Clarissas, Pastéis de Santa Clara e Pão de Ló de Chocolate.
Esta experiência será realizada na Mercearia do Cordel, um espaço à parte do restaurante, onde são comercializados artigos de pequenos produtores, que não se encontram nas grandes superfícies, como queijos, fumeiros, azeite, compotas e vinhos. É uma forma de apoiar a produção artesanal e o comércio local.
Caso queira celebrar o Dia dos Namorados de forma original, pode oferecer ainda um voucher para um workshop a dois com o chef Paulo Queirós. “Aprenda a cozinhar com a sua cara metade” é o convite do espaço, numa experiência destinada a casais.
“Este workshop de culinária terá como objetivo confecionar uma refeição completa composta por uma entrada ou sopa, prato principal e uma sobremesa. No final da atividade os participantes terão um momento de degustação do que foi produzido”, refere o espaço.
A atividade está marcada para dia 20 de fevereiro, quinta-feira, das 19 horas às 22 horas. Para mais informações visite o site do Cordel, ou os contactos acima mencionados.
