A forma como se prepara o pão de ló pode ter evoluído, mas o bolo continua a ser um dos doces mais consensuais na mesa da Consoada dos portugueses. Com uma tradição secular, o doce continua a ser um elemento essencial nesta época festiva, com inúmeras variações que chegam todos os anos às pastelarias e supermercados. Entre elas, a proposta do Mercadona tem se tornado cada vez mais popular.
A receita original, que combina ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento, foi criada pelo italiano Giovan Cabona na segunda metade do século XVIII. Em Portugal, o doce ganhou versões regionais como as de Alfeizerão, Ovar, Guimarães, Margaride e Arouca, cada uma com as suas particularidades.
A versão tradicional vendida pela Mercadona tornou-se num best seller da cadeia. Na semana de Natal, revela à NiC a retalhista espanhola, são vendidas mais de 50 mil unidades. E contrariamente ao que muitas vezes acontece, esta especialidade é feita em Portugal.
A Confeitaria Alvorada, uma empresa familiar de Mesão Frio, em Guimarães, fundada em 1974, é a responsável pela confeção artesanal deste sucesso. Apesar disso, a pastelaria guarda o segredo do seu sabor e textura “a sete chaves”.
“Este doce é muito famoso devido à sua textura e ao seu sabor. É elaborado apenas com ovos, açúcar e farinha de uma forma muito artesanal e delicada”, revelou à NiC a Mercadona sobre pão de ló que está à venda por 5,5€.
Atualmente com mais de 40 anos de experiência, a Alvorada continua apostar “na qualidade, rigor e nas receitas originais”, como se pode ler no site oficial. A versão tradicional está à venda durante todo o ano nas lojas da cadeia.
No entanto, a proposta com ovos-moles, ou chamado “húmido” e a nova aposta da marca, sem glúten, estão apenas disponíveis durante as quadras festivas como Natal e a Páscoa. Por ser um dos produtos mais tradicionais no nosso País, não está disponível nas lojas da marca em Espanha. “Os produtos são todos feitos e Portugal e com fornecedores especializados nesta área”, revela ainda a retalhista.
A versão sem glúten, uma novidade produzida pelo Museu do Pão, em Seia, para esta época, está à venda nas 60 lojas da Mercadona por 8,50€. Enquanto o pão de ló húmido, confecionado pela Vários Sabores, para a cadeia, custa 7,60€.
No final de 2022, a Mercadona partilhou a sua intenção de abrir mais 10 supermercados em território nacional — nos distritos de Braga, Porto, Lisboa e Coimbra —, continuando assim o processo de expansão da marca que já conta 39 lojas espalhadas pelo País. Aproveite para ler este artigo da NiT e saiba onde vão ficar.
Descubra ainda o detergente da Mercadona que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia.
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