A massa é igual à do bolo-rei tradicional, mas a diferença está no recheio. Não há dúvidas: é uma explosão de sabores completamente irresistíveis, começando logo pelo doce de abóbora e terminando nas nozes e na canela. O aspeto é tentador e é impossível ficar indiferente aos sonhos, também eles recheados com doce de abóbora, que decoram o bolo à sua volta.
Precisa ainda de mais motivos para ir à Pastelaria Moinho Novo, em Tentúgal, e provar o bolo-rei mais inovador do País? Venceu a categoria “Inovação” no concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal” da ACIP — Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares. Não é por acaso que se chama “bolo-rei de sonho”. Até porque desde a primeira dentada, o difícil é deixar-se ficar apenas por uma fatia.
José Faria, de 49 anos, é o proprietário da Pastelaria Moinho Novo, mas é igualmente o mentor das várias doçarias ali criadas e exclusivamente vendidas. E esta inovação não é exceção, até porque foi concebido precisamente para ser uma alternativa ao típico bolo-rei de frutos secos e frutas cristalizadas. Foi idealizado há três anos e o resultado foi logo tão surpreendente que, já na altura, o “bolo-rei de sonho” ganhou a medalha de bronze nesta mesma categoria.
“A dedicação e o carinho no momento da produção fazem toda a diferença”, é o que garante José Faria, adiantando que a confeção não tem segredo algum: “O bolo-rei de sonho demora duas horas a ficar pronto. Cerca de 1h30 é para fazer a massa, que também leva abóbora laminada, e rechear. Depois, durante 30 minutos, vai ao forno”, conta à New in Coimbra.
“Quando decidi criar um bolo-rei diferente de todos os outros, pensei nos ingredientes que temos na nossa zona do Baixo Mondego e, neste caso, a abóbora para o recheio. A canela e as nozes fazem uma conjugação perfeita. Comecei a fazer os testes e ficou top”, destaca.
No entanto, a Pastelaria Moinho Novo não é apenas dona do bolo-rei mais inovador. Em 2021 também o bolo-rei tradicional ganhou a medalha de ouro no mesmo concurso. “As pessoas diziam que não era só um prémio, mas que a qualidade era excelente e é”, assegura.
Apesar da época natalícia que se aproxima — e sim, certamente que vai querer este doce na sua mesa da Consoada —, pode comprar esta delícia em qualquer altura do ano. O “bolo-Rei de Sonho” tem sido um sucesso, por isso, o melhor é garantir já o seu. As encomendas devem ser feitas através do contacto 239 951 689 e o bolo custa 18€ o quilo.
Carregue na galeria para conhecer as outras delícias da pastelaria e os respetivos preços.