Pergunta para queijinho: são redondos, têm um buraco no meio e não são donuts. Porém, são igualmente deliciosos. Falamos dos bagels, iguaria nascida na Polónia no século XVII e levada para os Estados Unidos pelos imigrantes judeus. No entanto, hoje em dia também fazem parte da comida tradicional do Canadá e do Reino Unido.
O bagel é um pão em formato de anel que se distingue dos restantes produtos de padaria por ser cozido em duas partes. Ou seja, primeiro é fervido em água e depois é assado. Esta combinação faz com que tenha uma textura única com o miolo denso e macio, e com o exterior liso e semi-crocante.
Pode não ser o mais saudável de todos, mas, se o objetivo for esse, pode fazer algumas alterações para transformá-lo num alimento mais vantajoso nutricionalmente. A utilização de farinhas integrais, de centeio e sem açúcar refinado são ótimas escolhas para um pequeno-almoço ou um lanche.
Se não se preocupa assim tanto com o número de calorias e só procura uma receita fácil e prática, esta é para si. Além do robô de cozinha Monsieur Cuisine, só vai precisar de cinco ingredientes. A receita serve oito unidades. Para que fique ainda melhor, basta juntar o recheio ao seu gosto. Pasta de frango, chocolate, compotas, queijo. As opção são inesgotáveis.
Do que precisa
— 2 colheres de sopa de açúcar mascavado
— meio cubo de fermento fresco (20 gramas)
— 500 gramas de farinha de trigo (tipo 405)
— 2 colheres de sopa de azeite
— 2 colheres de chá de sal
— 2 colheres de sopa de mel
— 1 colher se dopa de sementes de sésamo ou de papoila
Como se faz
Deite o açúcar com 300 mililitros de água morna no recipiente de mistura. Parta o fermento lá para dentro e aqueça tudo durante três minutos, no nível 1, a 37 ºC com o copo de medição colocado. Deixe, depois. repousar a mistura durante dez minutos.
Adicione a farinha, o azeite e duas colheres de chá de sal e amasse com a tecla Amassar, durante dois minutos com o copo de medição ainda colocado.
Retire a massa, forme uma bola com ela, coloque-a numa tigela, cubra-a e deixe-a levedar num local aquecido durante uma hora. Em seguida amasse novamente e forme oito bolas a partir dela. Com a ajuda de uma colher de pau, enfiando-a no meio e girando-a, faça os buracos típicos nos bagels.
Coloque-os de seguida num tabuleiro de ir ao forno revestido com papel vegetal, deixando uma distância suficiente entre eles, pois ainda crescerão mais. Cubra e deixe levedar por dez minutos.
Enquanto isso, leve água abundante a ferver numa panela. Adicione o mel e uma colher de chá de sal e deixe cozer em lume brando durante breves instantes. Pré-aqueça também o forno a 220 ºC.
Deixe deslizar cuidadosamente os bagels para a água, em várias porções, para que cozam em lume brando durante 45 segundos. Vire-os cuidadosamente e deixe-os mais 45 segundos na água. Retire-os com uma escumadeira, deixe-os escorrer e coloque-os no tabuleiro de ir ao forno.
Por fim, polvilhe os bagels com sementes de sésamo ou de papoila e coza-os durante 20 minutos.
Carregue na galeria e descubra outras receitas frescas e deliciosas que pode fazer em casa sem grandes complicações.