É o programa que os apaixonados por cogumelos não vão querer perder. A aldeia de Ferraria, em Barcouço, no concelho da Mealhada, vai receber entre esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, e domingo, dia 4 de dezembro, o Biofestival de Outono que conta com passeios e workshops sobre a produção e a confeção de receitas com cogumelos. A entrada é gratuita.
O evento “procura dar relevo aos produtos locais e artesanais, da produção à degustação, estando salvaguardada a prova de petiscos como arroz de míscaros, sarrabulho, sopa da pedra ou doce de cogumelos”, revela a organização a cargo da Fungiperfect com o apoio do município da Mealhada e da Junta de Freguesia de Barcouço.
No recinto haverá também artesanato e expositores com dinamização e atividades, desde os passeios micológicos, que têm um custo de inscrição de 3€, mas incluem pequeno-almoço, à abertura das pipas de vinho novo para prova e “castanhada” acompanhada de água-pé.
No primeiro dia (2 de dezembro), o festival abre às 18 horas e conta com um jantar de comidas e petiscos de outono (19 horas) e animação, a partir das 22 horas. No sábado, dia 3, a música de rua marca a abertura às 9 horas, segue-se um passeio micológico às 10 horas e o almoço ao meio-dia. O período da tarde é dedicado a workshops de produção de licores (15h30), de cerveja artesanal (16h30) e aos segredos das sobremesas sem açúcar (17h30). À noite há jantar com sabores da estação e animação.
O Biofestival termina no domingo, dia 4, não sem antes se realizar, às 10 horas, o workshop “Aprenda a produzir cogumelos de forma fácil” e o showcooking (14h30) “Cozinha com cogumelos”. A partir das 16 horas decorre a real castanhada bem regada com água-pé, à boa maneira da região. O evento encerra às 19 horas.
De seguida carregue na galeria para conhecer a receita de uma sopa de cogumelos e outras quatro sopas perfeitas para os dias frios.