Do arroz de línguas com grelos às caras de bacalhau — cozidas, grelhadas ou fritas —, das ovas de bacalhau ensalsadas às pataniscas, do bacalhau desfiado com cebola aos bolos de bacalhau, dos sames de bacalhau à açorda de ovas ou até mesmo o famoso bacalhau no forno, se é fã deste peixe, então continue a ler este artigo.
É que a partir desta sexta-feira, 18 de novembro, até dia 27, a Figueira da Foz é palco do “Festival do Bacalhau e Derivados”, organizado pela Associação Figueira com Sabor a Mar. E há dez restaurantes onde vai poder provar os mais variados sabores. São eles a Caçarola Dois, Caçarola 1, Casa dos Papagaios, Casa Mota, Casa Marquinhas, Dory Negro, Restaurante Pep’s, Bijou, A Cantarinha e Grazina Casa das Enguias.
De toda a ementa, há dois pratos que ganham maior destaque e que podem surpreendê-lo, até mesmo pela sua história. Um deles é a canja de bacalhau — criada pelos pescadores e chamada de “sopa da ressaca” — que leva batata, bacalhau e ovo escalfado e continua a conquistar muitos paladares. E a chora, um caldo com bacalhau desfiado e massa, que era servido aos pescadores portugueses.
Por falar em pescadores, o festival pretende fazer-lhes uma homenagem, já que na Figueira da Foz — nomeadamente em Buarcos e São Pedro — foram muitos os que se dedicaram à pesca do bacalhau. Se ficou rendido a algum prato, fique a saber que pode partilhar a sua opinião. Cada estabelecimento disponibiliza um questionário para os visitantes e, no fim, serão eleitos os dois restaurantes que melhor se enquadraram no festival.
O valor da dose do bacalhau para duas pessoas é de 22,50€ e, para uma pessoa, são 12,50€. As entradas, bebidas e doçaria — como é o caso das brisas da Figueira, das areias do Mondego ou do arroz doce — acrescem ao valor.
Já que aqui está carregue na galeria para se deliciar com os restantes pratos à base de bacalhau.