O Festival da Lampreia está de regresso à vila que é considerada a “capital deste ciclóstomo” nos dias 25 e 26 de fevereiro e com um preço promocional durante estes dois dias, garante o presidente da autarquia. Álvaro Coimbra refere que o valor ainda não está estipulado, mas “não pode ser tão promocional, devido à escassez” de lampreia, e aconselha a reservas prévias na restauração para não defraudar as expetativas.
Até abril esta iguaria promete não faltar em Penacova, com os 11 restaurantes aderentes a servir o famoso arroz de lampreia, confecionado com produtos da região, seguindo a receita de décadas. O segredo ninguém o conta, mas lá vão dizendo que é importante que as lampreias sejam fêmeas, pois as ovas irão enriquecer o arroz. Além disso também não se deve manter muito tempo na água a ferver enquanto se está a amanhar este peixe, pois o sangue poderá coagular e esse é um ingrediente indispensável para uma boa confeção deste prato.
Outra curiosidade é que as lampreias devem ser introduzidas, uma a uma, na água a ferver e, de imediato, raspadas com uma faca. Devem, ainda, ser esfregadas com um pano áspero, para que saia qualquer viscosidade que ainda tenha ficado. Não pode faltar vinho tinto, alhos, azeite, cebolas, noz-moscada, salsa, pimenta, vinagre, louro, sal, e é claro o arroz carolino do Baixo Mondego.
Dizem que as lampreias devem ficar a marinar durante um dia e meio ou, no mínimo, de um dia para o outro. O arroz de lampreia à moda de Penacova deve ser apresentado tipo arroz “malandro” ou arroz “a correr”.
O Boa Viagem, Côta D`Azenha, Campestre, O Cantinho, O Casimiro, O Cortiço, O Mondego, Panorâmico, Portas da Serra, O Relvão e o Quinta da Conchada são os restaurantes aderentes que irão dar destaque nas suas ementas a esta iguaria que atrai milhares de pessoas a este concelho. Os pastéis de Lorvão e as nevadas de Penacova serão os doces servidos à sobremesa dos diversos espaços.
O objetivo é que a época da lampreia aumente o número de visitas de pessoas que apreciam o arroz de lampreia e, em geral, a gastronomia e a doçaria tradicional, a paisagem das zonas montanhosas e a proximidade do rio Mondego, além da arquitetura popular, designadamente os moinhos de vento de Penacova.
Por exemplo, no Restaurante Côta D`Azenha, na Azenha do Rio, o arroz de lampreia é sempre um dos pratos mais procurados, mas também as enguias fritas e o arroz de míscaros fazem parte das sugestões da ementa. Já no Restaurante O Cantinho poderá também provar a especialidade da casa, bacalhau à cantinho. No entanto, o famoso arroz de lampreia faz parte da ementa deste espaço que fica na vila de Penacova.
A experiência não se limita ao prato icónico no Restaurante Churrasqueira O Cortiço, em Granja do Rio, que oferece como entrada lampreia de escabeche. E com uma pitada de modernidade, desde o ano passado, apresenta iscas de fígado de lampreia. O afamado arroz de lampreia à moda de Penacova ou a lampreia à bordalesa também fazem parte da ementa.
A lampreia por estes dias é a rainha no Restaurante Boa Viagem, localizado no Porto da Raiva, mas o ensopado de enguias com os mais diversos acompanhamentos é um dos pratos que também vai à mesa. Em Travanca do Mondego fica o Restaurante Hotel Rural Quinta da Conchada, onde a lampreia está em destaque, mas há outros pratos que pode degustar como o bacalhau na telha com batata a murro e migas.
Este evento, que o município de Penacova promove com o apoio de outras entidades, tem contribuído para afirmar o território e a gastronomia local, prolongando-se até abril, com várias iniciativas desportivas e culturais que complementam o programa, como a Maratona BTT — Rota da Lampreia 2023, que se realiza dia 19 de março e conta para a Taça de Portugal XCM.
Paco Bandeira atua a 4 de março, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Penacova, num espetáculo único que coloca também em palco músicos das filarmónicas da Casa do Povo de São Pedro de Alva e da Casa do Povo de Penacova e o coral Divo Canto. Por fim, no dia 1 de abril realiza-se o XVIII Capítulo da Confraria da Lampreia de Penacova com a entronização de novos confrades.
De seguida carregue na galeria para conhecer algumas das especialidades.