Farinha, açúcar, ovos, margarina, licores e frutos secos. Os ingredientes são comuns a todos os bolos, tirando uma quantidade ou outra. O segredo para o bolo-rainha da Pastelaria Visconde, na Rua Visconde da Luz, em Coimbra, ter conquistado a medalha de ouro parece estar na dedicação. Sim, porque há largos anos que é confecionado e a busca pela perfeição levou a provas atrás de provas durante um mês.
Agora, não existem dúvidas. É o melhor do País, segundo o IX concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação Pastelaria e Similares (ACIP), que decorreu no passado dia 29 de outubro, na Expoalimenta, em Matosinhos.
O chefe pasteleiro José Querido, de 55 anos, é o responsável por esta iguaria e Idalinda de Oliveira, de 58 anos, proprietária da pastelaria, não esconde o sentimento de orgulho, realçando que este prémio é o reflexo de “uma luta de trabalho durante um ano inteiro”.
E acrescenta: “Nós trabalhamos para isso, aliás, o chefe pasteleiro mais do que nós. Todos os anos trabalhamos um bolo para podermos ganhar uma medalha. Porque é isso que mantém a casa a trabalhar bem. E é um mérito para nós mais uma medalha este ano”. Em 2018, o bolo já tinha ganho a medalha de prata e, no ano de 2021 também, embora tenha sido confecionado na Pastelaria Universidade, igualmente explorada por Idalinda de Oliveira.
O processo é simples e quem o explica é o chefe pasteleiro: “A amaçadura são 20 minutos, depois são necessários dez minutos de descanso e, no fim, junta-se a fruta. Está três a quatro horas a descansar e vai ao forno”. Por fim, é empratado, claro, com os montinhos de açúcar em pó que são indispensáveis.
É verdade que a época natalícia — e já não falta assim tanto — pede estes doces, mas a novidade é que agora, com medalha de ouro, o bolo é vendido todo o ano. “É impossível ter noção de quantos bolos vendemos por ano, mas na altura do Natal é a loucura”, adianta Idalinda de Oliveira.
“Os clientes gostam muito porque é um bolo que vai bem na mesa de Natal. Hoje em dia os jovens não gostam muito de frutas cristalizadas e preferem frutas secas. É um bolo que se vende sempre muito bem. E este ano espero que venda ainda melhor”, destaca a proprietária. Mais do que uma vitória, é um reconhecimento que guarda na memória. “Para mim e para o chefe pasteleiro é uma vitória e um orgulho”, remata.
Se já ficou com água na boca, apresse-se, porque provar o melhor bolo-rainha do País deve fazer parte da sua check list. Tem o valor de 15€ o quilo e pode ser reservado através do contacto 239 094 471.
Além do bolo-rainha confecionado de forma especial, a Pastelaria Visconde oferece outros doces deliciosos. Carregue na galeria para conhecê-los.