O Mundo do Vinho está de regresso para a sétima edição entre 3 e 12 de outubro, em Coimbra. O evento foi criado por Margarida Mendes Silva e é produzido pela Cultura e Risco Associação Cultural, que visa celebrar a riqueza cultural e histórica do vinho através de exposições, concertos, apresentações e momentos de degustação.
As iniciativas são gratuitas e desenvolvem-se em vários espaços icónicos da cidade, tais como o Convento São Francisco, a Casa Museu Bissaya Barreto, o Portugal dos Pequenitos e a Praça do Comércio. Este ano, o evento presta homenagem ao Douro, região considerada por Miguel Torga como as “terras do calor e da doçura”.
O evento arranca no Museu Nacional Machado de Castro, com a exposição “Vinho e Arquitectura”, que promete explorar o “diálogo entre a arquitetura e a vinha”, com obras de Frank Gehry e Santiago Calatrava. A programação musical começa com dois espetáculos do projeto “Sons do Douro” no dia 5 de outubro, na Praça do Comércio.
O Mundo do Vinho explora o repertório clássico com “Brinde Cantado à Liberdade”, que celebra a relação entre vinho, música e liberdade com Catarina Peixinho e Leonor Barbosa de Melo. O ponto diferenciador é a mistura de música popular e contemporânea e a utilização de pipas do vinho como instrumentos. A sessão terá lugar no Convento São Francisco, a 6 de outubro, pelas 18 horas.
A leitura também faz parte da programação deste ano com o Concerto de Leitura Vínico “À Redonda Janela do Copo” com Miguel Gouveia. O evento mistura a leitura de prosa e poesia com seleção sobre vinho.
A programação encerra com uma conversa sobre o papel inovador das mulheres no setor vitivinícola, que é considerado um mundo tradicional de homens. A conversa irá abordar tópicos como o processo de criação do vinho, a produção e a sua comercialização, com a participação da enóloga Patrícia Santos e da engenheira Tatiana Sá Marques.
Ao longo do mês de outubro vão decorrer provas e degustações com os Vinhos Terra de Sicó, à exceção do dia da vindima e do concerto “Brinde Cantado à Liberdade”.
Ver esta publicação no Instagram