João Alarcão tem 25 anos e nasceu e cresceu em Coimbra. Aos 21 anos foi estudar para os Estados Unidos da América, onde os donuts são um produto muito popular e com uma grande variedade de sabores. Viajou pelo mundo, passando por países como a Eslovénia e a Coreia do Sul. O regresso a casa levou-o a pensar nas gordices norte-americanas e na criação de um negócio, até agora o único, especializado em donuts artesanais na cidade dos estudantes.
“Coimbrinha” é o termo popular usado para descrever quem é natural da cidade de Coimbra e João ouviu-o toda a sua vida, mas reparou que “não existia nada na cidade que tivesse esse nome”. Durante dois meses, o empreendedor estabeleceu uma parceria com um grupo de alojamento local (que ainda hoje mantém) e deu a provar as suas deliciosas criações aos hóspedes do estabelecimento. Essa fase de testes “correu muito bem” e foi a 26 de julho, próximo do Jardim da Sereia, que a loja abriu ao público.
Para o jovem, o conceito da donuteria “assenta em três pilares: frescura, inovação e a vontade de sermos a melhor loja de donuts em Coimbra”. João Alarcão conta que “todos os produtos são confecionados no próprio dia e que a oferta tenta sempre corresponder à procura, para que não exista desperdício”. Afirma também que “o processo criativo é constante, há sempre novos sabores a surgirem, alguns donuts saem da ementa para outros entrarem”.
Até ao momento, o negócio conta com dez combinações diferentes. Os doces redondos incluem “sabores mais genéricos como Oreo, frutas e manteiga de amendoim, mas também produtos inspirados na doçaria típica portuguesa, como é o caso dos Doughnuts Milfolhas, Pastel de Nata e Fartura, mas também em Coimbra, como o Doughnut 4 de Julho”, o dia em que a cidade homenageia a Rainha Santa Isabel. Entre os sabores com mais sucesso estão o Lima & Limão, Framboesa, Pastel de Nata e Bolacha Maria.
O proprietário revela que o Coimbrinha “foi desenhado para um público-alvo jovem, mas os nossos clientes acabam por ser de todas as faixas etárias”, uma vez que “as pessoas trazem amigos, trazem a mãe, depois passado um tempo a mãe traz uns amigos” e a palavra vai-se espalhando. João tem recebido “um bom feedback” e confessa que os clientes lhe agradecem pela iniciativa e afirmam que “Coimbra está a precisar de espaços novos, para as pessoas fazerem planos diferentes do habitual”.
O responsável aponta ainda a localização do negócio como entrave ao crescimento do mesmo: “O sítio é grande e bonito, mas aqui estamos um bocado escondidos e passamos despercebidos”. No entanto, o espaço atual sempre foi tido como “temporário” e João adianta que na próxima semana vão revelar onde será a nova sede, que vai ser num “sítio bastante movimentado”. Segundo avançou à New in Coimbra, a mudança vai ocorrer “provavelmente, daqui a duas semanas”.
O espaço interior é muito amplo e iluminado e conta ainda com uma esplanada e uma pequena varanda. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 11 às 20 horas, mas pode “estar aberto até mais tarde, excecionalmente, para take-away”. Cada donut custa 3,80€ e pode acompanhá-lo com um café, uma caneca de chá, água ou até sumos e refrigerantes. Os doces podem ser também encomendados pelo site oficial da loja. Pode acompanhar o negócio no digital através do TikTok, Instagram e Facebook.
Carregue na galeria para descobrir os atuais sabores presentes no menu do Coimbrinha.