Seis jovens com trissomia 21 estão a trabalhar desde esta segunda-feira, 3 de abril, no Café Koala em Coimbra. O projeto é da Associação Olhar 21 e tem como objetivo reduzir as dificuldades que os jovens com esta doença enfrentam para entrar no mercado de trabalho, quando terminam a escolaridade obrigatória.
Durante três horas por dia, e divididos por turnos — um de manhã e dois na parte da tarde —, estes funcionários com idades entre os 16 e os 20 anos recebem formação para que, no futuro, possam dispor de experiência que lhes permita realizar tarefas sozinhos. “O aprenderem a fazer e serem eles a fazer é uma experiência muito positiva”, afirmou à New in Coimbra a diretora da associação Carla Codeço.
Rafael Figueiredo e Gonçalo Ferreira foram os dois primeiros jovens a receber esta formação. Apesar do natural nervosismo, “tudo correu muito bem e os clientes foram muito simpáticos com eles”, disse a responsável. Atrás do balcão, Rafael e Gonçalo cumprimentaram sempre os clientes com um sorriso e um alegre “bom dia”. Depois, e em conjunto com as formadoras, lá pegaram nas respetivas bandejas e, com o máximo cuidado, fizeram a entrega. “É fácil servir às mesas o que as pessoas pedem”, afirmou Rafael Figueiredo.
Atendimento
Esta forma de atendimento agradou a muitos dos clientes que quiseram conhecer o projeto e alguns dos pratos que ali são servidos. Se as tostas e as saladas são feitas no café situado na Rua António José de Almeida em Celas, já a sopa ou o bolo vêm da Cozinha Pedagógica da instituição. Laura Tomé e Cidália Gonçalves souberam do projeto através das redes sociais e, logo no primeiro dia, quiseram experimentar o serviço.
Depois de pedirem umas saladas, foram sentar-se numa das mesas do Café Koala. Em pouco tempo, Rafael e Gonçalo trouxeram os talheres e as toalhas de mesa de papel. Um serviço feito com qualidade e muita simpatia, deixando estas clientes bastante satisfeitas. Mais surpreendidas ficaram quando lhes chegou à mesa as saladas. “Que bom aspeto”, disse Cidália Gonçalves, tendo Rafael Figueiredo respondido: “Tenham um bom apetite”.
A segunda salada foi entregue por Gonçalo Ferreira que, devido à sua timidez, apenas afirmou “obrigado”. Quando chegou ao balcão, e muito corado pelas palavras elogiosas das clientes, a formadora deu os parabéns, voltando a pedir-lhe para ser mais comunicativo.
Pouco tempo depois, Rafael Figueiredo foi perguntar a Cidália Gonçalves e Laura Tomé se estavam a gostar das saladas. “Está muito bom. Parabéns”, responderam. Em declarações à New in Coimbra, Cidália Gonçalves mostrou-se bastante satisfeita com o serviço. “É um excelente projeto de inclusão. Deviam existir mais espaços como este na cidade”, afirmou.
O Café Koala funciona de segunda a sexta-feira entre as 8 horas e as 20h30 e aos sábados entre as 8 horas e as 21h30. Encerra nos feriados e o dia de descanso é ao domingo.
Carregue na galeria e conheça o projeto da Olhar 21.