A Associação Olhar 21 vai concretizar no próximo dia 1 de abril um sonho de muitos anos. Depois de várias tentativas para dispor de um espaço que desse resposta no mercado de trabalho às pessoas com trissomia 21, eis que um investidor privado permitiu à instituição arrendar um local.
O Café Koala, na Rua António José de Almeida, 259 (junto à rotunda da Cruz de Celas em Coimbra), foi a escolha. Encerrado há alguns meses, o espaço teve de sofrer obras no valor de 20 mil euros para garantir que cumpria todas as regras. Além da verba garantida pelo principal investidor, que a presidente Carla Agostinho não quis revelar, houve necessidade de solicitar o apoio financeiro de algumas empresas locais e de particulares. “Os nossos apelos tiveram eco e permitiram que fosse possível passar do sonho à realidade”, afirma à New in Coimbra.
Três raparigas e três rapazes vão ser os funcionários do novo “Koala” que irá funcionar de segunda a sexta-feira entre as 8 horas e as 20h30 e aos sábados entre as 8 horas e as 21h30. O dia de descanso é ao domingo. A supervisão do seu trabalho estará a cargo de pessoas que já trabalharam na área da restauração em Coimbra.
Além dos tradicionais produtos que são servidos neste tipo de espaço, o Café Koala terá como novidade a fatia de bolo confecionado na Cozinha Pedagógica da Olhar 21. Na antiga escola primária de Chão de Bispo, vão ser também feitas as sopas e salgados caseiros que os clientes poderão saborear.
A inauguração está marcada para sábado, 1 de abril, às 16 horas, mas a abertura ao público acontece apenas na segunda-feira, 3 de abril.