Já todos passámos por isto no supermercado: abrimos uma caixa para verificar a integridade dos ovos e, entre eles, há um que não resistiu aos choques habituais. Por norma, os sobreviventes acabam por ser deixados a um canto, na companhia do ovo caído em combate.
É apenas um exemplo do desperdício alimentar, um problema que só agora começa a ser abordado no nosso País. Anualmente, são desperdiçadas quase duas toneladas de alimentos, cerca de 180 quilos por português, estima a Recicla. Os hábitos nacionais também comparam mal quando vistos a nível europeu: dados de 2020 revelavam que Portugal é o quarto país da União Europeia que mais comida desperdiça per capita, quase 60 quilos acima da média.
À imagem de outras cadeias, como a Carrefour, a Auchan vai passar a implementar nas lojas nacionais a venda de ovos avulso, ou seja, a venda dos tais ovos que, na caixa, resistiram aos abalos. Esses ovos, que podem ser de tamanhos diferentes, serão ser colocados numa nova caixa. Cada uma terá seis e irá custar 50 cêntimos.
“Esta iniciativa, pioneira no mercado português, reafirma o compromisso da Auchan com a sustentabilidade e a responsabilidade social”, revela a marca. A medida surge no seguimento de um teste-piloto realizado na loja do Amoreiras Shopping Center, cujos resultados positivos levaram à implementação do projeto noutras lojas.
“Os consumidores não só se mostraram recetivos à ideia, como refletiram sobre práticas de consumo mais conscientes. Demonstraram muito interesse pela problemática do desperdício alimentar, bem pela importância da aplicação de medidas sustentáveis”, afirma a retalhista.