comida

As almôndegas que se fazem em 20 minutos na air fryer

A receita é uma das muitas criações do livro “Air Fryer: O Livro de Receitas”, da nutricionista britânica Jenny Tschiesche.
Uma opção saudável, rápida e saborosa.

Dos mais velhos aos mais novos, poucos são aqueles que resistem a um prato de almôndegas com esparguete. Esta é uma refeição mais popularizada pela gastronomia italiana mas, na verdade, tem origens árabes. O nome destas bolinhas de carne é uma derivação da expressão árabe “al-bundiga”, que se refere a tudo o que tiver um formato arredondado. 

Depois da invasão árabe nos continentes europeu e asiáticos, a receita foi sendo adaptada a cada cultura. Populares em vários países da Europa como a Itália, a Suécia e a Dinamarca, as almôndegas destes mesmos países têm tendência a serem pouco maiores que um berlinde — algo que não acontece, regra geral, nas almôndegas confecionadas em Portugal.

Com esta sugestão da nutricionista britânica Jenny Tschiesche, autora do livro “Air Fryer: O Livro de Receitas” — que faz parte das suas dez obras literárias de culinária já publicadas — vai encontrar uma alternativa mais rápida (e saudável) deste prato.

Do que precisa:

— 500 gramas de carne de vaca picada

— 30 gramas de pão ralado fresco (sem glúten, se preferir)

— 1 ovo

— 1 colher de chá de tomilho seco

— ¾ de colher de chá de sal

— ½ colher de chá de pimenta-preta acabada de moer

— Molho mediterrânico 

— Esparguete

— Folhas de manjericão 

— Parmesão ralado 

Como se faz:

À exceção do molho mediterrânico, do esparguete, do manjericão e do parmesão, misture todos os ingredientes numa taça, divida o preparado em nove porções iguais e forme as almôndegas.

Pré-aqueça a air fryer a 180 graus. Insira as almôndegas depois de já estar aquecida e deixe confecionar durante oito minutos. Vire as almôndegas a meio da confeção. 

Verta o molho numa assadeira que caiba na sua air fryer. Ao fim de oito minutos, coloque as almôndegas por cima do molho e volte a colocar a assadeira na air fryer. Deixe cozinhar por mais cinco minutos e verifique com um termómetro de cozinha se a temperatura interna das almôndegas atingiu pelo menos 70 graus. Se não atingiu esse valor, cozinhe por mais uns minutos. 

Sirva as almôndegas em cima do esparguete já cozido e enfeite, a gosto, com as folhas de manjericão e polvilhe com o parmesão ralado.

Carregue aqui para descobrir mais algumas receitas rápidas e fáceis de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA