Powered by CIM|RC

comida

Arrufadas de Coimbra ou queijadas de Pereira. Afinal, qual é o melhor doce da região?

As duas especialidades tradicionais vão a votos. Pode escolher o seu favorito até à próxima segunda-feira, 27 de novembro.
Vote no seu doce favorito.

Sabemos que o tempo frio traz consigo uma enorme vontade de comer doces. Existindo uma grande variedade de gordices para nos saciar, há sempre um específico que consegue ser o nosso favorito, então se for tradicional, ainda melhor. Na New in Coimbra, queremos saber qual é, na opinião dos nossos leitores, o melhor doce da região de Coimbra. É claro que a nossa votação coloca frente a frente as arrufadas de Coimbra com as queijadas de Pereira?

Apesar de estar a chegar o Natal e as arrufadas serem, geralmente, mais apreciadas na Páscoa, não está impedido de comê-las. Muito pelo contrário, podem ser consumidas em qualquer altura do ano, que sabem sempre bem. Este doce consiste numa bola de massa, preparada com farinha, ovos, açúcar, manteiga, leite suficiente para amassar e uma colher de chá de canela. São enfeitadas com um rolinho da mesma massa, em forma de coroa.

Caracteristicamente secas, mas saborosas e de boa conservação, as arrufadas de Coimbra estão sujeitas a uma dupla fermentação, o que explica a leveza da massa. Por serem um produto natural, sem aditivos nem conservantes, costumam ser oferecidas a quem está doente. Tradicionalmente, também era costume serem oferecidas pela noiva, acompanhada pela mãe, que ia apresentar o futuro marido à família.

Até meados do século XX, era habitual encontrar vendedeiras de arrufadas em determinadas ruas de Coimbra. Atualmente, apesar de ainda existir esta venda ambulante, embora menos frequente, especialmente em feiras ou pela Páscoa, a arrufadas estão à venda todo o ano nas pastelarias da cidade.

Também as queijadas de Pereira são um doce tradicional, típico da região de Coimbra. Este doce teve, desde sempre, um papel importante na economia e gastronomia local, tendo sido referido no Foral Manuelino de 1 de dezembro de 1513 e, depois, retratado na pintura de Josefa de Óbidos.

No entanto, só mais tarde, no século XVIII é que as queijadas de Pereira ganharam mais popularidade, por terem passado a ser divulgadas pelo Real Colégio das Ursulinas de Pereira. O facto de estar próximo da linha de caminho de ferro, com o apeadeiro de Pereira, ajudou bastante na divulgação do doce.

As queijadas de Pereira consistem num pequeno doce de massa enformada com recheio de queijo fresco de leite de ovelha, gemas de ovo, leite e açúcar. São cozidas em forno de lenha e caracterizam-se pelos seus sete bicos.

Apesar deste dois doces terem na sua massa ingredientes em comum, são bastante diferentes. Entre estes dois doces que vão a votos, pode escolher o seu preferido. A votação começa esta segunda-feira, 20 de novembro. A competição decorre até à próxima segunda-feira, 27 de novembro. Os resultados serão divulgados no dia seguinte.

Veja a lista em baixo e vote no seu favorito.

This poll has ended (since 12 days).
Queijada de Pereira
91.45%
Arrufada de Coimbra
8.55%

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA