comida

Aprenda a fazer uma sangria de espumante da Bairrada em apenas 10 minutos

O regresso do bom tempo pede a união da sangria ao espumante. Trata-se de uma bebida dois em um.
Regresso do calor pede uma bebida fresca.

A primavera já começou e o calor vem aí. As previsões meteorológicas apontam para dias de sol com temperaturas amenas. Aproveitar o bom tempo é obrigatório, seja através de uma tarde de convívio na esplanada com amigos ou de um almoço em família ao ar livre. 

Além dos petiscos e comida que convidam a várias idas à mesa, a bebida é essencial. Dos sumos aos cocktails, há várias opções no menu. É fã de sangria e espumante? Junte o útil ao agradável e arrisque na sangria de espumante da Bairrada, uma bebida da região de Coimbra e que promete ser um dos seus refrescos favoritos para esta primavera/verão pela sua doçura, elegância e intensidade. 

A sangria de espumante da Bairrada combina na perfeição para acompanhar no momento das entradas ou, se preferir, ao longo da refeição. Esta receita tem autoria da chef Maria Francisca Duarte Pedrosa e pode ser consultada no receituário da Região de Coimbra, que foi Região Europeia de Gastronomia 2021. 

Do que precisa

— 1 maçã vermelha

— 1 limão

— 1 laranja

— 3 colheres de sopa de açúcar

— Meio pau de canela

— 2 folhas de hortelã

— 1/2 litro de espumante da Bairrada

— 1/2 litro de Seven Up

— 5 centilitros de Licor Beirão

— q.b. de gelo

Como se faz 

Comece por colocar o açúcar numa jarra com um pouco de Seven Up. Mexa tudo até dissolver o açúcar. De seguida, corte a fruta em pedaços e coloque-a na jarra, juntamente com o meio pau de canela e as folhas de hortelã. Depois, mexa bem e adicione o Licor Beirão com o espumante e o que sobrou da Seven Up. Por fim, mexa de novo e finalize com gelo. Uma nota importante: deixe repousar cinco minutos antes de servir.

De seguida carregue na galeria para conhecer algumas das especialidades da Carta Gastronómica da Região de Coimbra.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA