Powered by CIM|RC

comida

Ainda vai a tempo de participar na semana gastronómica dedicada ao galo

O evento está a decorrer em Penela até 4 de fevereiro nos restaurantes aderentes, onde pode provar diferentes pratos regionais.
Ainda está a tempo de reservar a sua mesa.

Após o sucesso dos pratos dedicados à carne de caça e borrego, em 2023, já chegou a primeira semana gastronómica do ano. Desta vez, o protagonista do festival é o galo, “destacando-se como uma celebração da riqueza culinária local”, salienta a Câmara Municipal. O evento decorre até 4 de fevereiro, domingo, em quatro restaurantes, em Penela.

Os espaços aderentes são O Vintém, Santo Amaro, Xisto e O Pastor. Todos eles pretendem “destacar as diversas formas de cozinhar o galo, proporcionando uma oportunidade única para os amantes da gastronomia explorarem as tradições locais”, sublinham.

Nos próximos dias, poderá experimentar propostas como caril de frango, arroz de cabidela, galo guisado à moda antiga, galo em vinho tinto e ainda galo assado no forno de lenha. Os preços variam entre os 10€ e os 20€, dependendo sempre do prato e local escolhido.

Tal como as outras semanas gastronómicas, esta iniciativa pretende destacar a gastronomia local, gerar maior atratividade no concelho e valorizar os produtos endógenos. O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo dos Santos, sublinha que este festival é um “momento enaltecedor da gastronomia local na sua totalidade e de valorização dos estabelecimentos de restauração do concelho”.

Esta é apenas a terceira semana gastronómica desenvolvida pela autarquia, depois da semana dedicada aos pratos e carnes de caça, que decorreu em maio, e da semana do borrego, em novembro de 2023.

 
 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Município de Penela (@municipiodepenela)

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA