Poucas especialidades são tão típicas do Natal quanto o famoso bolo-rei, capaz de gerar ódio e amor em proporções equivalentes. Caso faço parte do grupo que já mal aguenta ouvir falar na especialidade repleta de frutos cristalizados, vai gostar de saber que poderá surpreender a família com uma receita de chef.
Falamos da pavlova natalícia de Fábio Bernardino, que foi professor de Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo das Caldas da Rainha, cidade em que nasceu, mais de 12 anos. O chef é presença assídua em programas televisivos como “A Nossa Tarde”, na RTP1 e numa das últimas participações deu a conhecer a proposta que irá saltar à vista na sua mesa de Natal.
Frutos vermelhos, hortelã, romã e açúcar são alguns dos ingredientes de que precisa para preparar a deliciosa sobremesa à base de merengue, que se caracteriza por um exterior crocante que contrasta, na perfeição, com um interior cremoso.
Do que precisa
Merengue
— 5 claras
— 30 gramas de amido de milho
— 1 colher de sopa de vinagre
— Raspas e sumo de 1 limão ou lima
— 200 gramas de açúcar fino
— 1 vagem ou essência de baunilha
Topping
— 200 ml de natas vegetais batidas, queijo fresco batido ou iogurte natural para colocar no topo
— 20 gramas de açúcar
— 1 limão ou lima
— 50 gramas de frutos vermelhos a gosto
— 1 romã
— 5 folhas de hortelã fresca
— açúcar em pó para polvilhar
Como se faz
Comece por bater as claras em castelo. Quando estiverem firmes, adicione o açúcar e bata mais. Em seguida, junte o vinagre e peneire o amido de milho com a baunilha. Envolva tudo suavemente. Posteriormente, distribua o merengue sobre folha de papel vegetal desenhando um círculo e leve-o ao forno pré-aquecido a 140ºC. Deixe-o cozer cerca de uma hora.
Retirar o merengue do forno e deixe-o arrefecer. Cubra-o com asnatas batidas com o açúcar, a raspa e o sumo de limão ou lima. Decore com os frutos vermelhos, romã e hortelã a gosto.
Carregue na galeria para conhecer outras receitas de bolos que se fazem em poucos minutos. Estes têm o chocolate como protagonista.