Todos os portugueses que gostam de vinho já conhecem, certamente, a Martin Boutique Wines. A marca irreverente, que nasceu, em 2017, pelas mãos do produtor Pedro Martin, destaca-se pela tentativa (até agora bem-sucedida) de democratizar as regiões de vinho mais caras — em Portugal e no estrangeiro —, ao torná-las acessíveis para o bolso comum.
Nos últimos meses, a proposta sofreu uma reestruturação total, da “programação à finalidade”. Assim, o que começou por funcionar como meio de ligação entre o produtor e o cliente tornou-se, “oficialmente, numa loja online“.
Para já, foram adicionadas mais 45 referências ao catálogo. O plano é ir acrescentando mais dez rótulos a cada mês, de modo a que, no próximo ano, cheguem às 200. A busca constante pelos produtos da maior qualidade foi o único aspeto do projeto que não sofreu alterações.
“Continuamos a ter uma seleção muito cuidada. Como antes de ser produtor, fui sommelier, em espaços como o 100 Maneiras, JNcQUOI, Meson Andaluz e Praia no Parque, só insiro no portfólio rótulos que já testei e com os quais sempre gostei de trabalhar. Incluo ainda vinhos que vale a pena ter em casa para momentos ligeiros e tranquilos, ideais para ocasiões especiais”, começa por contar à NiT, Pedro Martin.
Entre garrafas de produção própria; de regiões como Dão, Bairrada, Douro, Alentejo e Vinhos Verdes; licorosos, Portos, Madeiras, biológicos, biodinâmicos, naturais, tintos, brancos e espumantes, há opções para todos os gostos. As possibilidades internacionais chegam de destinos como Piemonte, na Itália, Jura, na França, e Priorat, em Espanha. Os preços começam nos 6€ e vão até aos 100€.
“Vale notar que as propostas são de pequenos produtores que conhecemos. Não representamos marcas sobre as quais não temos conhecimento. Viajo regularmente para os locais, onde falo com as pessoas, acompanho os processos e experimento os vinhos. A decisão final é consciente”, garante Martin.
O enólogo acrescenta: “Andamos também, constantemente, há procura de raridades que possam interessar a colecionadores e não só. Referências que despertam a curiosidade, mas são difíceis de encontrar”. Agora, por exemplo, a loja tem à venda 12 garrafas de Buçaco Reservado Branco 2018 e seis de Buçaco Reservado Tinto 2017. “Sabemos que os vinhos do Buçaco atraem muita atenção, até porque quase não há no mercado. A ideia é apostar em sugestões deste género”.
Os Buçaco, cujas uvas têm origem nas regiões do Dão e da Bairrada, nasceram no início do século XXI. Resultaram da vontade do seu criador, Alexandre de Almeida, de importar o conceito de aliar a hotelaria de luxo a uma adega e a um vinho próprio.
Foi assim que nasceram “os raríssimos e históricos vinhos Buçaco, produzidos no belo Palácio do Bussaco, nas serras a norte de Coimbra”, que “foram, e ainda são, sempre vinificados da mesma maneira e com os mesmos métodos de antigamente”, lê-se no site, onde cada garrafa ronda os 50€. As propostas da região são conhecidas por fermentar e estagiar em barricas de carvalho francês durante 12 meses.
Até ao dia 9, “para preparar o Natal, todas as garrafas à venda online estão com descontos que podem chegar aos 25 por cento”, adianta o produtor, que realça a importância de subscrever a newsletter.
“É através desta que divulgamos todas as novidades, ainda antes de ficarem disponíveis na loja. Se houver interesse da parte dos subscritores, podem esgotar e nem sequer chegarem a ser mencionadas na mesma”, conclui.
Carregue na galeria para conhecer algumas das referências em promoção nos próximos dias. Custam menos de 10€. As entregas são feitas num período máximo de 48 horas.