Powered by CIM|RC

comida

A melhor feira do mel e da castanha do País está de regresso à Lousã

Tasquinhas, produtos regionais e animação musical de 18 a 20 de novembro. Também não vai faltar o tradicional magusto.
As castanhas e o mel vão estar em destaque durante três dias.

A Lousã não tem dúvidas: é dona e senhora da melhor feira do mel e da castanha do País e está pronta para prová-lo de 18 a 20 de novembro. Vão ser três dias dedicados a estas duas iguarias, com tasquinhas, produtos regionais e animação musical. O fim de semana vai ser de festa rija, com muitas iniciativas e não vai faltar o tradicional magusto, claro.

O Parque Municipal de Exposições será o palco da 31.ª edição do evento e vai receber 20 apicultores com o mel certificado DOP Serra da Lousã e 41 expositores com produtos endógenos, 19 deles dedicados ao comércio da castanha. À vertente da exposição e venda junta-se a gastronomia servida em cinco tasquinhas a instalar no recinto e dinamizadas por coletividades e instituições das quatro freguesias do concelho. Destaque para os pratos da região, como a chanfana e o cabrito.

A inauguração está marcada para as 18 horas de dia 18 de novembro, sexta-feira. Nesse mesmo dia, às 22 horas, há espetáculo com Rouxinol Faduncho. Ainda antes atuam os Street Jazz Band (18h30), a perfomance teatral Manel e Maria (19h30) e a Encerrado para Obras ― Orquestra (21 horas).

No sábado, 19 de novembro, a feira abre às 10 horas, com o Grupo de Concertinistas da Lousã e encerra às 23h30 com Fernando Alvim. Não pode perder a realização de um showcooking com Flávio Silva, às 16 horas, e que repete à mesma hora no domingo, no âmbito da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra Rota dos Mercados.

No domingo, 20 de novembro, a animação começa às 11 horas com a Escola de Concertinistas da Lousã e encerra às 18h30 com a Orquestra Ligeira das Gândaras. O magusto tradicional fica reservado também para este último dia. A feira tem também uma forte vertente de dinamização e promoção da comunidade educativa e dos seus projetos que vão ser apresentados. Além disso, este ano o certame conta com uma componente ambiental mais forte, ao promover o uso de copos reutilizáveis no recinto.

“Esta é a melhor feira do mel e da castanha do País e queremos que seja uma festa que exalte estes dois produtos de grande qualidade e de grande expressão no nosso território, complementados por todos os outros produtos endógenos característicos desta região”, afirmou Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, na apresentação do evento a 8 de novembro.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA