comida

A história do arroz doce à moda de Coimbra (e como se faz esta sobremesa)

Sabia que o amor está na origem desta doçaria? Aprenda a fazer esta receita com a ajuda da chef Inês Simões.
Uma tentação.

Com uma variada — e deliciosa — oferta de doces, há um que se destaca em Coimbra pela sua história interessante e que nos faz recordar a sua origem. Falamos do arroz doce à moda de Coimbra. Quando as raparigas do povo e o seu noivo convidavam os familiares para o casamento, os casais ofereciam uma travessa deste arroz doce coberta com um pano tradicional bordado nos teares de Almalaguês. Depois, quando a travessa era recolhida, os recém-casados recebiam o presente de casamento. 

Porém, o arroz doce à moda de Coimbra deixou de fazer parte apenas da celebração do matrimónio e passou a estar na mesa dos convívios familiares e dos encontros com amigos, tornando-se num doce favorito dos fãs do sabor da canela e limão. 

Se procura conhecer o modo de confeção do famoso arroz doce à moda de Coimbra, tome nota dos ingredientes que vai precisar quando estiver na cozinha. Esta é uma receita da chef Inês Simões e está disponível no receituário da Região de Coimbra, que foi Região Europeia de Gastronomia 2021. 

Do que precisa

— 200 gramas de arroz carolino do Baixo Mondego

—  1 litro de leite gordo

—  1 pitada de sal

—  1 zeste de limão

—  1 pau de canela

—  250 mililitros de água (para cozer o arroz)

—  200 gramas de açúcar

Como se faz

Comece por pôr a água a ferver, com uma pitada de sal. Assim que a água estiver a ferver, junte o arroz e deixe cozer. Em simultâneo, ferva o leite com a zeste de limão e com o pau de canela. Quando o arroz estiver cozido e a água absorvida, junte, pouco a pouco, o leite a ferver, mexendo até ganhar a consistência desejada. Aos poucos e com moderação, junte o açúcar e envolva para homogeneizar. Retire o pau de canela e a zeste de limão. Por fim, emprate e decore com canela de acordo com o seu gosto. 

Carregue na galeria e descubra outras receitas frescas e deliciosas que pode fazer em casa sem grandes complicações.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA