A Doppo Gelataria, em Coimbra, está de parabéns no domingo, 4 de junho. A comemoração dura todo o dia, mas o ponto alto acontece às 17 horas quando cantarem os parabéns com os clientes. A marca que tem procurado transformar o modo como se olha para o gelado artesanal promete surpreender, mais uma vez, com a apresentação de dois novos sabores. Morango balsâmico, que junta morango ao vinagre balsâmico, e o sorvete de espumante bruto 100 por cento Alvarinho — que já foi apresentado numa feira em Melgaço — são os novos lançamentos da marca em Coimbra.
“Na confeção dos nossos gelados, utilizamos fruta de primeira qualidade que compramos no mercado local. Nunca utilizamos corantes, conservantes ou aditivos”, garantiu à New in Coimbra o mestre gelateiro Fernando Castelo Branco. O antigo engenheiro e professor universitário é o responsável pela produção de sabores que têm surpreendido os clientes. Amêndoa e pistácio da Sicília; requeijão e figo caramelizado e abacate e lima são apenas alguns dos exemplos, mas a ementa contempla também sabores tradicionais como avelã, chocolate, morango e natas.
“Utilizamos as receitas que aprendi em Bolonha com um chef italiano e apostamos em sabores que resultam da minha vontade ou da minha procura em encontrar um novo sabor”, afirmou. Uma das novidades é o morango balsâmico que poderá ser provado já este sábado, indo constar na ementa, pelo menos, durante um mês. O período em que estará na sala do piso inferior a sexta exposição do Projeto Piccolino.
“Piccolino é também o nome do menor cone de gelado — aquele que tem menos conteúdo disponível ao consumo —, premissa que, por sua vez, dialoga com a natureza singela deste projeto artístico, a ecoar com o pouco espaço expositivo que a gelataria possui: se por um lado sítios maiores, como um museu ou uma galeria, podem ser comparados a um bom banquete poético visual, esta exposição em questão parece ser uma degustação, um mordiscar lúdico na obra de um grupo de artistas convidados”, referem.
Até 30 de junho, as paredes da sala vão mostrar imagens tiradas pela lente da máquina de Eduardo Basto na cidade dinamarquesa da Randers. O resto da decoração está a cargo de Teresa Carrington, artista que tem conseguido “subverter a inutilidade” dos objetos e fazer a sua conexão aos elementos da natureza. Nesta exposição, as suas obras remetem “a algo uterino enquanto flutua no intangível”.
Novo café
Este domingo, 4 de junho, vai ficar marcado pela estreia de um novo café “super especial” vindo de São Tomé e Príncipe. A gelataria tornou-se um espaço de referência para os apreciadores de café. A base do diverso menu de cafetaria é um café de origens selecionadas pelo torrador independente Niccolò Corallo.
Além do tradicional “espresso” podem ser saboreados “cappuccinos”, “caffè latte”, “macchiato” ou gelado afogado em café ou chocolate quente a que os italianos chamam de “affogato”. Os fãs de chá também dispõem de uma variada oferta para todos os gostos. “Tem sido, de facto, uma aposta completamente ganha”, afirmou o mestre gelateiro.
A seguir, carregue na galeria para descobrir alguns pormenores da marca conimbricense.