comida

A deliciosa tosta com ingredientes da região de Coimbra (e que se faz em 5 minutos)

A versatilidade desta receita do chef Simão Silva torna-a também numa ideia de entrada para uma refeição sem esforço.
Experimente.

Já são 18 horas, está preso no trânsito e tudo o que precisa é chegar a casa — e não fazer mais nada. É um daqueles dias em que a vontade de cozinhar não está lá. Para piorar o cenário, não tem nenhuma refeição pronta no frigorífico.

Se por acaso até tem algures na dispensa farinheira de Arganil, figos secos e mel da Serra da Lousã DOP, o drama está resolvido. Por outro lado, se não for esse o caso, pode sempre ir até ao supermercado mais próximo. A tosta rústica com farinheira de Arganil, figos secos e mel da Serra da Lousã DOP é uma opção perfeita para quando não quer estar a perder tempo na cozinha. A específica desta receita torna-a também numa ideia de entrada para uma refeição mais glamourosa. Com uma fusão de sabores que junta a carne, a farinheira e as especiarias com o doce dos figos secos e do famoso mel da Serra da Lousã que tem notas de floresta, húmus e urze.

Não sabe como preparar esta iguaria? Aponte já os ingredientes e o modo de confeção para se tornar num especialista na tosta rústica de farinheira de Arganil, figos secos e mel da Serra da Lousã DOP. Esta receita é da autoria do chef Simão Silva e pode ser consultada no receituário da Região de Coimbra, que foi Região Europeia de Gastronomia 2021.

O que precisa

— 5 unidades de pão de mistura
— 50 gramas de agricultura
— 50 gramas de figos secos
— ½ decilitro de mel da serra da Lousã DOP —
100 gramas de farinheira de Arganil
— 50 gramas de queijo creme
— ½ decilitro de azeite
— ½ decilitro de água

Como é que se faz

Primeiro de tudo, comece por preparar o vinagrete, emulsionando o azeite com o mel e a água. Depois, corte a farinheira em rodelas e deixe corar um pouco numa frigideira, sem adição de gordura. De seguida, prepare o agrião e corte os figos em quatro. Fatie o pão com cerca de um centímetro de espessura, porque é nos detalhes que também está o segredo desta receita. Leve ao forno para tostar. Por fim, barre o pão com queijo creme e adicione os ingredientes restantes. Dê um toque com um fio de vinagre a gosto. 

Com o aumento dos preços nos bens alimentares, as conservas acabam também por ser uma alternativa mais económica aos ingredientes frescos. Carregue na galeria para conhecer mais receitas rápidas e práticas com produtos deste tipo.

Este artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA