O célebre “esparguete à bolonhesa” constitui uma das maiores ofensas para os italianos. Este prato deveria ser confecionado com tagliatelle, uma vez que, nos seus primórdios no Império Romano, era consumido sem acompanhamentos e, posteriormente, apenas com pão. A receita é um assunto tratado com grande seriedade, estando mesmo documentado na Câmara de Comércio de Bolonha.
A primeira versão desta receita foi formalizada em 1982, com o intuito de preservar a tradição. Na referida versão, o molho ainda deveria ser preparado com cartella, o diafragma dos bovinos. Reconhecendo que esta parte do animal é bastante rara, a Accademia Italiana della Cucina desenvolveu uma pesquisa detalhada pesquisa que permitiu flexibilizar as regras rigorosas dos cozinheiros tradicionais da Bolonha.
Caso não queira afrontar os italianos, pode começar por colocar 500 gramas de tagliatelle a cozer e preparar a carne seguindo a receita de bolonhesa da jornalista Clara de Sousa, que este ano se juntou ao universo NiT. Além de um molho suculento, têm um ingrediente chave — os pimentos, conhecidos por favorecerem o trânsito intestinal e potenciando o bronzeado. Anote os ingredientes, dirija-se ao supermercado e prepare já uma das suas refeições para a semana.
Do que precisa
— 1 quilo de carne de vaca picada
— 1 pimento verde grande
— 1 quilo de passata de tomate
— 400 gramas de tomate em pedaços
— 400 mililitros de água
— 1 cebola grande picada
— 6 dentes de alho picados
— 2 colheres de chá de canela em pó
— 1 colher de chá de noz-moscada
— 1 colher de chá de flocos de piri-piri
— 1 a 1,5 colheres de sopa cominhos
— 1 colher de chá de alho em pó
— 1 colher de chá de cebola em pó
— 2 colheres de sopa azeite
— sal e pimenta a gosto
Como se faz
Comece por refogar a cebola picada e o pimento cortado em cubos no azeite, mexendo ocasionalmente, até que ambos fiquem macios. Em seguida, adicione o alho picado e as especiarias, permitindo que refoguem durante cerca de um minuto, mexendo sempre. Depois, acrescente a carne picada. Utilize uma colher de pau ou uma espátula para a desagregar ao máximo e cozinhe, mexendo, até que a carne ainda apresente um ligeiro tom rosado.
Segue-se a adição dos tomates em pedaços, da passada de tomate e da água. Tempere com sal e pimenta a gosto. Quando a mistura entrar em ebulição, coloque a tampa no tacho, reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar durante 20 minutos. Após esse período, aumente a temperatura para forte e deixe ferver destapado por mais 10 minutos.
Os pimentos, sejam crus, grelhados ou salteados, são bastante versáteis e podem ser consumidos em sanduíches, saladas ou como acompanhamento.
Carregue na galeria e descubra algumas receitas com este ingrediente que ajuda a manter o bronzeado durante o verão.