comida

5 curiosidades sobre o (delicioso) Queijo Rabaçal

Com produção artesanal e um sabor único, esta especialidade coloca a região de Sicó nas bocas do mundo.
Queijo Rabaçal

Portugal é um País conhecido pelos seus queijos. Seja para entrada, refeição ligeira ou sobremesa, o queijo chega-se sempre à frente na mesa dos portugueses. Nas suas mais variadas ofertas, encontramos o Queijo Rabaçal, uma especialidade da região de Sicó.

Com origem no Rabaçal, uma antiga freguesia do concelho de Penela, no distrito de Coimbra, é um queijo de leite de ovelha e cabra que tem como principais características o facto de ser curado, semi duro e de pasta ora branca, ora amarelada, com poucos ou nenhuns olhos pequenos e irregulares. 

O Queijo Rabaçal há muito que já chegou às bocas do povo estrangeiro. De acordo com as normas da União Europeia, constitui uma denominação de origem protegida.

Se ainda não se deliciou com o Queijo Rabaçal, vamos aguçar-lhe o apetite. Como? Dando-lhe a conhecer cinco curiosos factos que fazem deste queijo único na sua região. 

Origem

A sua origem é ancestral. O nome deriva da povoação do Rabaçal, que é encontrada em documentos escritos em 1139. 

Sabor 

O sabor que torna este queijo tão popular vem da planta Santa Maria, bastante abundante na zona de Penela, e que serve de alimento às ovelhas e cabras que fornecem o leite para a produção deste queijo.

Produção 

É um produto sazonal, com o pico de produção entre abril e maio. Mantém a forma tradicional de fabrico a partir de uma mistura de leites de ovelha e cabra por ação do coalho de origem animal. 

Peso, diâmetro e altura 

O Queijo do Rabaçal é comercializado, normalmente, com pesos compreendidos entre os 300 e os 500 gramas, com diâmetros entre os dez e os 12 centímetros e, por fim, alturas entre os 3,3 e os 4,2 centímetros.

Reconhecimento  

A sua qualidade é descrita e valorizada por autores de renome. No livro “A Cidade e as Serras”, Eça de Queirós disse: “cada queijo, um desses queijinhos redondos, como o Camembert ou o Rabaçal, pode vir a custar-te, a ti Jacinto queijeiro, entre duzentos e cinquenta e trezentos mil réis”. 

Carregue na imagem e fique a conhecer alguns Queijos Rabaçal.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA