A cozinha portuguesa tem pratos tradicionais que são únicos no mundo, muitos deles já reconhecidos internacionalmente e adorados pelos turistas. No entanto, há ainda muitas tradições gastronómicas por descobrir e algumas encontram-se na zona centro de Portugal. Por isso, são cada vez mais os festivais organizados na região com o objetivo de dar a conhecer as iguarias locais.
Um desses exemplos é o festival “Sabores da Terra”, que arrancou no dia 1 de novembro e termina apenas a 31 de dezembro. A missão do evento é, precisamente, promover os pratos típicos regionais, num evento organizado pela Câmara Municipal de Penacova, com a parceria de vários restaurantes locais.
Arroz de míscaros, sarrabulho, cabrito e chanfana, são os protagonistas do evento. “São quatro pratos da nossa cozinha tradicional que nos aquecem a alma. São receitas que passaram de geração em geração, que encaixam bem nesta época do ano em que as baixas temperaturas convidam a refeições mais quentes e prolongadas”, refere o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra.
Os restaurantes que fazem parte do festival são: “A Mó”, “Bar do Reconquinho”, “Bela Vista”, “Campestre”, “Cafetaria do Moinho”, “Côta D’Azenha”, “El Sonho”, “Hotel Rural Quinta da Conchada”, “Boa Viagem”, “Leitão do Aires”, “Mondego”, “O Cantinho”, “O Casimiro”, “O Cortiço”, “Portas da Serra”, “O Vimieiro” e “Tasquinha do Clides”.
Todos os espaços assumiram o compromisso de “honrar as receitas típicas e de ter sempre disponíveis, durante os meses de novembro e dezembro, pelo menos dois destes quatro pratos”, garante a organização. Os preços variam entre os 10€ e os 25€, dependendo do estabelecimento. Se quiser saber os valores praticados, em cada um, ou reservar mesa, aconselhamo-lo a contactar aquele que for do seu interesse.
Se não conhece bem estas receitas, explicamos-lhe, resumidamente, no que consiste cada uma delas. Os míscaros são cogumelos silvestres, que podem ser apanhados ao longo do ano, no entanto, o outono é a altura ideal. Este fator faz com que o arroz de míscaros seja conhecido como um prato da época. Faz-se um guisado, adiciona-se o ingrediente principal, um copo de vinho tinto e o arroz.
Por sua vez, o arroz de sarrabulho consiste num prato de carne de porco com sangue, previamente cozido. Os ingredientes são colocados numa caçoila com vinho tinto. Já o cabrito é assado no forno, acompanhado com batata assada e arroz de miúdos. Por fim, a chanfana é feita com carne de ovelha ou cabra com bocadinhos de toucinho, alho e cebola, colocada numa caçoila com vinho tinto que vai ao forno por três horas.
Carregue na galeria para ver alguns dos pratos típicos que encontra por lá.